A importância do sono para as crianças

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O sono para as crianças

O sono é essencial para as funções biológicas do corpo humano. Durante o sono, nosso corpo e mente se recuperam e nos dão a sensação de bem estar no dia seguinte.

Diversas funções metabólicas importantes acontecem no sono, como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, fortalecimento da imunidade, renovação de células, radicais livres são neutralizados, entre outras importantes atividades bioquímicas para o organismo.

Na infância o sono se torna ainda mais importante por ser uma fase da vida em que há intenso desenvolvimento humano e muitas mudanças biológicas e bioquímicas no corpo da criança e do adolescente. Grande parte do hormônio de crescimento é liberado durante o sono, por exemplo.

Crianças que não dormem o suficiente podem se irritar com mais facilidade, chorar com mais frequência, ter o sistema imunológico mais frágil e sua recuperação de doenças pode ser mais difícil e lenta. Além de aumentar as chances de obesidade, hipertensão e depressão.

E o tempo de sono é o mesmo para todo ser humano em qualquer faixa etária?

Tempo de sono ideal para a criança

O tempo de sono para as crianças pode variar individualmente e conforme a idade, mas, segundo segundo pesquisas na área, há uma média de sono diária em cada faixa etária que deve ser buscada para a melhor qualidade de vida, saúde e desenvolvimento infantil.

A Academia Americana De Medicina do Sono (AASM) publicou pesquisa em 2016 sobre o tempo de sono ideal por dia em cada faixa etária infantil, resumido abaixo e no infográfico logo a seguir.

Para bebês de 4  a 12 meses é recomendado 12 a 16 horas diárias de sono, incluindo as sonecas.

Para o bebê entre 1 a 2 anos recomenda-se de 11 a 14 horas diárias de sono, também incluindo as sonecas.

Crianças de 3 a 5 anos recomenda-se de 10 a 13 horas diárias de sono.

Para as crianças de 6 a 12 anos é recomendado um período de sono de 9 a 12 horas diárias.

Por fim, para os adolescentes de 13 a 18 anos é recomendado período de sono entre 8 a 10 horas diárias.

E o que é possível fazer para melhorar a qualidade do sono das crianças?

Higiene do sono infantil

Algumas ações são recomendadas, tais como:

  • Ambiente agradável e confortável para dormir, sem iluminação excessiva e sem ruído.
  • Estimular a rotina de sono consistente, o hábito do bom sono.
  • Evitar alimentos que podem prejudicar a qualidade do sono, principalmente a noite. Evitar principalmente o excesso de doces, refrigerantes, café, chocolate, entre outros que podem estimular a criança e prejudicar o sono.
  • Preferir atividades calmas e relaxantes a noite.
  • Evitar o uso de eletrônicos (TV, celular, computador, tablet) de 30 minutos a 1 hora antes de dormir.
  • Educar a criança para o sono. A partir de 4 meses é possível começar a educar a criança para que aprenda a dormir melhor, favorecendo a criação de hábitos e rotinas que favoreçam o sono de qualidade.

Em caso de dúvidas ou suspeitas de possíveis problemas ou doenças na criança relacionadas ao sono, sempre é recomendável procurar o médico pediatra.

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Sobre o Autor: Pediatria Brasília